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Dê nome aos seus sentimentos

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        Se alguém pergunta como você se sente, você pode ter dificuldades em descrever exatamente que emoção você está sentindo. Você pode não ter certeza sobre qual nome dar à sua experiencia interna, ou talvez você esteja sentindo mais de uma emoção ao mesmo tempo. Não se apegue as nomes! Quando você começa a diferenciar sentimentos saudáveis de prejudiciais, o nome que você dá a eles não é muito importante. Para proporcionar uma clareza maior, os terapeutas muitas vezes podem incentivar as pessoas a usar diferentes palavras alternativas para os termos prejudiciais e saudáveis para nomear sentimentos comuns. Por exemplo, você poderia usar a palavra "ira" para descrever uma emoção prejudicial e "aborrecimento" para descrever a saudável em contrapartida.          Algumas pessoas acham simples escolher uma palavra descritiva para sua emoção e adicionar o termo "saudável" ou "prejudicial" a essa palavra. Qualquer forma que você prefira des...

O BOM E O MAU LÍDER - BASEADO NA GESTÃO DE PESSOAS

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Sengundo Antonio Carlos Gil, no livro "Gestão de Pessoas" da editora Atlas, os gestores de pessoas têm que desempenhar o papel de líder visando à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Portanto, no contexto da gestão de pessoas, é fundamental que estes gestores desenvolvam habilidades de liderança, afinal, como diz James Hunter no livro "O Monge e o Executivo" da editora sextante:   Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Baseados no exposto acima, podemos caracterizar dois tipos de líderes, o bom e o mau, e suas principais diferenças. É um verdadeiro check-list que poderá nos ajudar no desenvolvimento das habilidades essenciais de um líder: Delegação e Distribuição de Responsabilidade e Tarefas Bom Líder: Delega e distribui responsabilidades e t...

Ciberespaço: Vício ou Dependência ?

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Todas as noites milhões de pessoas sentam-se em frente ao seu computador em qualquer lugar e em qualquer parte do mundo para navegar, fazer amigos em uma rede-social ou verificar se receberam alguma mensagem em seu e-mail. Poucos imaginam que aquilo que se transformou hoje em uma febre mundial, nasceu durante a Guerra Fria, a partir da necessidade de interligar vários computadores para trocar mensagens secretas, entre governos, (PINHEIRO, 2002). De acordo com Pinheiro (2002), a primeira rede de computadores interligados, nasceu originalmente nos estados Unidos, ela interligava vários laboratórios de pesquisas e se chamava (ARPAnet Advanced Research Projects Agency), era uma rede do departamento de defesa norte-americano, e surgiu no auge da guerra fria (era o nome dado a disputa entre EUA e a União Soviética). O nome internet surgiu bem mais tarde, foi quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros...

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

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Terapia (ou psicoterapia) Cognitivo-Comportamental (TCC) refere-se a um movimento que engloba um conjunto de abordagens que compartilham características comuns. Os princípios que norteiam as diferentes TCCs já foram resumidos por diferentes autores e incluem: ênfase na postura de natureza experimental e científica que resulta na aplicação do método experimental na Psicologia e em disciplinas associadas (Neurociências), a fim de explicar a gênese e a manutenção de padrões anormais de comportamento. Envolve também o uso de um conjunto de procedimentos clínicos justificados por estudos experimentais controlados ( YATES, 1970). Reconhecimento da necessidade prática do envolvimento ativo do paciente na modificação de seu comportamento ( Mahoney , 1984). Reconhecimento de que a cognição é importante para o entendimento das emoções e do comportamento, ou seja, o que passa na nossa cabeça em momentos que envolvem experiências emocionais e tomadas de decisão é importante para a compree...

Para pensar um pouco.

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Brasil: Pátria Educadora?

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BRASIL: PÁTRIA EDUCADORA?   Clélia Christina Mello Silva           Educar? Como a Pátria educará? Esta é uma questão importante e motivadora para professores e alunos. Espera-se que este lema, referente ao segundo mandato da presidente Dilma possa realmente desatar as amarras da ignorância e proporcionar a verdadeira liberdade!!! A liberdade de pensar e agir com autonomia!!! Liberdade para pensar, criticar, conquistar direitos, ou seja, que esta educação que será provida pela Nação, pela Pátria, pelo Governo possa ser fundamentada na ética,  respeitando á dignidade e a autonomia do ser humano como dizia tão bem Paulo Freire (Freire, 2000). Uma Nação precisa de cidadãos ativos e não passivos. Uma Nação precisa de cidadãos educados, que possam reconstruí-la, ressignificá-la ao longo de sua história!! Enfim, precisa de cidadãos que se apoderem de seu real significado.       Brasil: Pátr...

A PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL

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A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o Psicólogo. Nesse mesmo hospital foi fundado, em 1904, um laboratório de Psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas pioneiras sobre a Psicologia Hospitalar. No Brasil, os primeiros serviços de Higiene Mental foram fundados na década de 30, como propostas alternativas à internação Psiquiátrica e o Psicólogo inaugura junto à Psiquiatria, seu exercício profissional na instituição de saúde. Os relatos de inserção do psicólogo em hospitais começam na década de 50, com Matilde Neder instalando um Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.  Matilde Neder, ao ser convidada para o trabalho, procurou fazer uma adaptação técnica de seu instrumental teórico, acoplando-o à realidade institucional. Houve então a criação de modelos teóricos de atendimentos que vis...