O BOM E O MAU LÍDER - BASEADO NA GESTÃO DE PESSOAS
Sengundo Antonio Carlos
Gil, no livro "Gestão de Pessoas" da editora Atlas, os gestores de
pessoas têm que desempenhar o papel de líder visando à cooperação das pessoas
que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais
quanto individuais. Portanto, no contexto da gestão de pessoas, é fundamental
que estes gestores desenvolvam habilidades de liderança, afinal, como diz James
Hunter no livro "O Monge e o Executivo" da editora sextante: Liderança
é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente
visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do
caráter.Baseados no exposto acima, podemos caracterizar dois tipos
de líderes, o bom e o mau, e suas principais diferenças. É um verdadeiro
check-list que poderá nos ajudar no desenvolvimento das habilidades essenciais
de um líder:
Delegação e Distribuição de Responsabilidade
e Tarefas
Bom Líder: Delega e distribui
responsabilidades e tarefas baseado na maturidade profissional e pessoal.
Mau Líder: É centralizador, e
quando delega responsabilidades e tarefas não se baseia em critérios de
maturidade profissional e pessoal.
Objetivos e Metas
Bom Líder: Sua equipe tem
claramente quais são os objetivos e metas tanto globais quanto da tarefa.
Mau Líder: Não transmite
claramente, a sua equipe, quais são as metas e objetivos a serem alcançados.
Conflitos
Bom Líder: Enfrenta os conflitos
de maneira construtiva, criativa e aberta, contribuindo para um melhor clima
organizacional.
Mau Líder: Encara o conflito como
ameaça para sua gestão.
Funções
Bom Líder: Cada membro de sua
equipe tem claramente qual sua função e sabe a importância dela e das demais
para o alcance dos objetivos.
Mau Líder: Os membros trabalham de
forma independente, não reconhecendo a importância dos demais para o sucesso da
equipe.
Avaliação
Bom Líder: Está sempre atento ao
alcance dos objetivos e metas, para tanto realiza constantemente avaliações
para mensurar seu progresso e verificar as discrepâncias para tomada de
decisões.
Mau Líder: Preocupa-se em
"mandar" e no resultado final, não se preocupando em avaliar e
monitorar os possíveis desvios. Quando avalia não baseia-se em métodos
específicos e sim no subjetivismo.
Pessoas
Bom Líder: Tem paixão por pessoas
e trabalha no sentindo de desenvolvê-las, acompanhando, treinando, apoiando. Vê
as pessoas como o patrimônio mais valioso de uma organização. Contribui muito
para a motivação da pessoas, pois se preocupa em conhecer as necessidade de sua
equipe e de cada colaborador.
Mau Líder: Enxerga as pessoas como
meras peças importantes para que o sistema e a estrutura organizacional possam
alcançar os objetivos.
Visão
Bom Líder: Trabalha no curto prazo
com visão de longo. Em toda tarefa pensa na missão e visão organizacionais e na
motivação de seus colaboradores.
Mau Líder: Concentra-se no
resultado imediato, sem uma correlação com as demais áreas e a Visão de futuro
da empresa.
Bibliografia:
SILVA,
M. O bom e o mau líder- Baseado na gestão de
pessoas. Disponível em <http://www.artigonal.com/gestao-artigos/o-bom-e-o-mau-lider-baseado-na-gestao-de-pessoas-1175368.html>.
Acesso em 24/11/2015, às 21h40min.
Comentários
Postar um comentário