O BOM E O MAU LÍDER - BASEADO NA GESTÃO DE PESSOAS


Sengundo Antonio Carlos Gil, no livro "Gestão de Pessoas" da editora Atlas, os gestores de pessoas têm que desempenhar o papel de líder visando à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Portanto, no contexto da gestão de pessoas, é fundamental que estes gestores desenvolvam habilidades de liderança, afinal, como diz James Hunter no livro "O Monge e o Executivo" da editora sextante: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.Baseados no exposto acima, podemos caracterizar dois tipos de líderes, o bom e o mau, e suas principais diferenças. É um verdadeiro check-list que poderá nos ajudar no desenvolvimento das habilidades essenciais de um líder:

Delegação e Distribuição de Responsabilidade e Tarefas
Bom Líder: Delega e distribui responsabilidades e tarefas baseado na maturidade profissional e pessoal.
Mau Líder: É centralizador, e quando delega responsabilidades e tarefas não se baseia em critérios de maturidade profissional e pessoal.

Objetivos e Metas
Bom Líder: Sua equipe tem claramente quais são os objetivos e metas tanto globais quanto da tarefa.
Mau Líder: Não transmite claramente, a sua equipe, quais são as metas e objetivos a serem alcançados.

Conflitos
Bom Líder: Enfrenta os conflitos de maneira construtiva, criativa e aberta, contribuindo para um melhor clima organizacional.
Mau Líder: Encara o conflito como ameaça para sua gestão.

Funções
Bom Líder: Cada membro de sua equipe tem claramente qual sua função e sabe a importância dela e das demais para o alcance dos objetivos.
Mau Líder: Os membros trabalham de forma independente, não reconhecendo a importância dos demais para o sucesso da equipe.

Avaliação
Bom Líder: Está sempre atento ao alcance dos objetivos e metas, para tanto realiza constantemente avaliações para mensurar seu progresso e verificar as discrepâncias para tomada de decisões.
Mau Líder: Preocupa-se em "mandar" e no resultado final, não se preocupando em avaliar e monitorar os possíveis desvios. Quando avalia não baseia-se em métodos específicos e sim no subjetivismo.

Pessoas
Bom Líder: Tem paixão por pessoas e trabalha no sentindo de desenvolvê-las, acompanhando, treinando, apoiando. Vê as pessoas como o patrimônio mais valioso de uma organização. Contribui muito para a motivação da pessoas, pois se preocupa em conhecer as necessidade de sua equipe e de cada colaborador.
Mau Líder: Enxerga as pessoas como meras peças importantes para que o sistema e a estrutura organizacional possam alcançar os objetivos.

Visão
Bom Líder: Trabalha no curto prazo com visão de longo. Em toda tarefa pensa na missão e visão organizacionais e na motivação de seus colaboradores.
Mau Líder: Concentra-se no resultado imediato, sem uma correlação com as demais áreas e a Visão de futuro da empresa.

Bibliografia:

SILVA, M. O bom e o mau líder- Baseado na gestão de pessoas. Disponível em <http://www.artigonal.com/gestao-artigos/o-bom-e-o-mau-lider-baseado-na-gestao-de-pessoas-1175368.html>. Acesso em 24/11/2015, às 21h40min.

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